Sobre

A proposta da construção do projeto Mapa da Palavra.BA surgiu por conta da necessidade de se ter um diagnóstico do setor literário da Bahia. O projeto está em sua primeira edição e é uma ação da Coordenação de Literatura/Dirart da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia), entidade vinculada à SecultBA (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia).

Entre Outubro/2015 e Março/2016, foi constituída uma chamada pública, para a seleção de produções artísticas literárias, realizadas no Estado da Bahia, a partir de seus 27 (vinte e sete) territórios culturais de identidade e de autores baianos que vivem fora do Estado. 275 artistas da palavra se cadastraram, de mais de cinquenta municípios do Estado, nesta primeira edição.

Além do cadastramento, o projeto realizou duas etapas de seleção das produções literárias:

Na primeira etapa, os artistas da palavra cujas produções foram selecionadas e que autorizaram a divulgação das mesmas, sem fins lucrativos, tiveram suas produções divulgadas na plataforma virtual do projeto. Este site conta com minibiografias e trabalhos literários dos(as) autores(as), como uma galeria permanente dos artistas da palavra da Bahia.

Na segunda etapa, foram selecionadas produções literárias para compor 4 (quatro) publicações digitais e impressas, com distribuição gratuita. Este site também inclui o conteúdo completo das publicações CartoGRAFIAS, cada volume segue a inspiração das estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

O diagnóstico deste Mapa da Palavra.BA servirá de base para o planejamento de ações e programas que incentivem o desenvolvimento da literatura da Bahia, além de desdobramentos em iniciativas de difusão dos artistas da palavra do estado.