Roberto Leal

Foto: Patrícia Souza

Bio

Roberto Leal é jornalista (DRT/BA 3992), escritor, repórter fotográfico, editor, ativista cultural e palestrante, nascido em Salvador, Bahia, in Brasil, a 29 de abril, no Bairro dos Alagados, hoje bairro do Uruguai. Autor de Cárcere de Poemas (2000); C’alô & outros poemas (2012) ambos esgotados e C’alô & Crônicas Feridas (2015 – 3ª Edição) todos pela Ed. Òmnira/BA-Brasil. É colaborador em jornais como A Tarde e Tribuna da Bahia; revistas e periódicos no Brasil e exterior, é editor da revista de brasileira de Literatura “Òmnira”, organizador de dezenas de coletâneas e antologias em poesia e conto, no Brasil e em Angola/Moçambique-África, tem mais de 600 trabalhos editados/publicados entre poesias, contos, crônicas e artigos, ao longo dos seus quase 30 anos de atuação.

Em 1983, publicou seu primeiro poema no jornal A Defesa, de Santo Amaro da Purificação/BA, em 1995, começa a escrever a coluna Notas de Sampa, no Jornal Grande Salvador, onde escrevia as novidades culturais dos baianos em SP, onde morava na época; estreou como contista na coletânea Bahia de Todos em Contos, Ed. Òmnira/BA-2003 Vol. II, publicou na coletânea poética Salvador 460 Anos de Poesia, Ed. Òmnira/BA-2009.  É verbete no Dicionário de Autores Baianos, SCT/BA, 2006, pág. 106. É presidente da Òmnira Editoração & Revista; Ex-diretor de Cultura e Relações Públicas do CEPA – Círculo de Estudo Pensamento e Ação, de 1983 a 1998. Personalidade Literária Brasileira – 2003, pela Poebrás/GO, Casa do Poeta Brasileiro.  É presidente-fundador da UBESC – União Baiana de Escritores e membro da IWA – International Writers and Artist Association (USA); membro fundador da ALA-Academia de Letras de Angola. Entre prêmios, ganhou o XII Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2013, com a poesia revolucionária “Sede de Justiça” . Recebeu em novembro de 2014 o título de “Embaixador da Literatura Brasileira” em Angola, pelo Movimento Viv’Arte do Uige e é também fundador do Movimento Literário Kutanga/Angola.

Como editor coordena anualmente o Prêmio Internacional de Literatura Professor Germano Machado, realizado pela UBESC e Editora Òmnira, que vem revelando novos valores literários, tendo abrangência internacional em língua portuguesa. É curador do ENEB – Encontro de Escritores Baianos. Tem trabalhos publicados em livros em Angola, Moçambique, Portugal, Estados Unidos e França. Produtor cultural na área literária com eventos realizados no (Brasil & Angola) BA/CE/MG/PB/RJ/SE/SP e RS, presta assessoria editorial e de imprensa a escritores, entidades e interessados em publicar seu livro. Como editor trabalha um intercâmbio com países de África de língua portuguesa, já tendo publicado escritores contemporâneos de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Guiné Bissau; na Ásia: Timor Leste e Europa: Portugal.

Roberto Leal já publicou também sob o pseudônimo de Beto Correia (1983 a 1990) em várias antologias e coletâneas quando do início da sua carreira literária, quando também publicou dois folhetos xerografados Poemas c/ Fome e Segredos, ambos extintos.

Produção Literária

África ma(s)dura

Ei! Dê-me somente um minuto

que quero lhe poder falar.

Desse amor que rasga a carne fraca

se confina em todas as veias,

usurpa todos os meu poros

buscando refletir nos olhos,

nos gestos das próprias mãos e

nas palavras proferidas dos lábios

o que é um louco de paixão.

 

Você esculpida com clareza

contaminando com a sua pureza,

os segredos do meu coração

castigado pela palavra dura,

dessa mãe África madura

que me arrasta pro comichão,

por todos os cantos da casa

por todos os ângulos do nada,

lugares por onde quer que ande

pessoas com quem quer se encontre,

o sentido é preciso encontrar

para voltar talvez no tempo e

por direito deixar de sonhar,

com você que não me sai da cabeça,

que por favor no peito adormeça e

e me deixa a deriva amar(la)!

Publicações

  • C'alô % Crônicas Feridas (Editora Òmnira), 2014;
  • C'alô & outros poemas (Editora Òmnira), 2012;
  • Cárcere de Poemas (Editora Òmnira), 2000.

Links

www.fundacaoomnira.com.br

Contato

lealomnira@yahoo.com.br