Raymundo Luiz Lopes

Foto: Acervo pessoal de Raymundo Luiz Lopes

Bio

Ex-Assessor Cultural/Uefs-Diretoria de Vida Universitária, tendo tarefas, também, na área de Letras e Artes. Ex-membro Titular de Literatura do Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana (2009-2012). Criador (1982) e Editor (até 2012) da revista Sitientibus da Uefs, tendo publicado 45 volumes inclusive de Letras e Literatura. Fundador e Coordenador do Programa Interuniversitário para Distribuição do Livro (PIDL-Uefs). Membro da equipe de coordenação da Feira do Livro – Festival Cultural e Literário de Feira de Santana (2008- 2012). Membro da Academia Feirense de Letras e, como Diretor de Publicações, lançou o 1º número da revista em 2006. Membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, e editou 04 números de sua revista e boletins trimestrais, quando Diretor de Publicações. Comendador – “Comenda Godofredo Filho” (Câmara Municipal de Feira de Santana, 2004). Participou da homenagem aos 80 anos do escritor Godofredo Filho, no Museu Regional de Feira de Santana (1984). Em 2004, atuou em mesas-redondas (convidado), nas comemorações do centenário de Godofredo Filho (Simpósio Godofredo Filho: 100 anos depois) na Uefs e no Conselho Estadual de Cultura da Bahia (Salvador). Membro da comissão de organização/avaliação do Concurso de Poesia das Escolas Municipais dos Distritos de Feira de Santana, promovido pelo Rotary Club Novo Horizonte e Secretaria de Educação Municipal de FS (2005-2010). Poeta/contista/ensaísta, tem trabalhos publicados em jornais/revistas e na internet. Participou da Antologia Poética, Pacto de Gerações, Salvador/1976. Lançou o conto Gambiarras para o Natal, anos 90, e, em 2002, o livro de poesias Velas de Arribação (MAC-FS). Haicaísta, tem vários haikais editados em coletâneas/ jornais/ revistas/sites. Um dos organizadores do livro de crônicas A Magia do Silêncio, de José Maria Nunes Marques/Uefs, 2004. Fez apresentação de várias publicações: Contravento – crônicas de José Felício de Oliveira – CED/UFBA,1978; Duas Gotas – crônicas de Landualdo Macedo, 1996; Os Sete Girassóis do Arcanjo: contos, de Gil Ribeiro. Contexto & Arte, 2004; Riacho de Santana – seu passado, sua história, de José Boa Sorte Farias(2010). Citado por autores em publicações e em encontros culturais: O Grupo “Hera” e a Poesia em Feira de Santana de Moacir Eduão, revista Latitudes, nº 23-2005. Líricas CelebraçõesImagens do Vinho na Poesia de Godofredo Filho – Dissertação de Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural/Uefs (2005) por Evanice P. dos Santos, orientador Dr. Aleilton Fonseca. Palestrante no IV Encontro de Escritores Baianos (ENEB), na mesa redonda “Mídia e Literatura: uma junção necessária”, (Biblioteca Pública do Estado da Bahia, 11-7-2014). Faz-se presente em vários eventos culturais (Feira de Santana/Salvador/Cruz das Almas/Cachoeira, inclusive, na Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira). Na Flica-2014, participou, também, da oficina literária do escritor angolano Gonçalo M. Tavares.

Produção Literária

PARA GODOFREDO FILHO nos seus oitenta anos

Nos lances da escada

o passo do tempo

corta o silêncio

 

O caminho, gêmeo irmão

do vinho

feitura e gosto

une-se à rosa

aroma

concha

e onda

 

No hálito do tempo

esmaece o silêncio

e o tédio consome-se

na aventura da aurora.

Triunvirato

Em torno da grande e redonda mesa branca, reunidos,

eles

confabulavam, riam e repartiam coisas.

 

No fim de tudo, prontas as contas, a cena

fez-se de silêncio e de vazio.

 

E a mesa se vestiu de luto.

Publicações

  • Participação na antologia Pacto de Gerações – Antologia Poética – Contemp. 1976.
  • Participação na Revista HERA, a partir do nº 10/1978 até a nº 20/2005 – Poesia – Edições Cordel.
  • Sitientibus, revista da Uefs. Lançado o 1º número em 1982 e o último, 45, em 2011.
  • Participação na revista Escrita, do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras da PUC - Rio de Janeiro. 1997.
  • Gambiarras para o Natal – Conto – Uefs – década de 90.
  • Proposta Sitientibus 2000 – Científico – Uefs, 2000.
  • Velas de Arribação – Poesia - MAC/FS, 2002.
  • A Magia do Silêncio – Crônicas de José Maria Nunes Marques - Uefs, 2004; Org. com Maria da Conceição Lopes;
  • Memorial de José Maria Nunes Marques. DVD. Uefs, 2006.
  • Participação no Dicionário de Autores Baianos. Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia (Verbete). 2006.
  • Revista da Academia Feirense de Letras, nº 1, em 2006.
  • Participação em HERA – Edição Fac-similar, 1971-2005 – Poesia. Fundação Pedro Calmon/Uefs, 2010. Participação na Antologia Águia 2012 – Música, Prosa e Verso – Errejota Editora/RS. 2012.
  • Participação na revista de literatura Òmnira Out./Dez.2014, Salvador-BA.
  • Tem poemas, textos em prosa publicados em jornais de Salvador e de Feira de Santana: A Tarde, Jornal da Bahia, Correio da Bahia, Feira Hoje, Folha do Norte, Folha do Estado.

Links

www.autores.com.br/membros/userprofile/RaymundoLuizLopes.htmllenidavid.com.br/?p=1573www.vivafeira.com.br/perfil.php?id=27

Contato

rayluiz@fsonline.com.br