Manoel de Oliveira Santos

Foto: Marcos Rodrigues dos Santos

Bio

Manoel de Oliveira Santos nasceu em Central(BA) no dia 30 de agosto de 1958. É filho de Arquilino Alves dos Santos e Maria de Oliveira Santos, cuja família mudou-se para Santa Maria da Vitória(BA) em 1970. É casado com Luzinete Araújo, de cuja união nasceram seus dois filhos Filpides e Fauna Emanuela.

O poeta cursou o ensino fundamental no Colégio Popular Oliveira Magalhães, dirigido pela incansável Rosa Magalhães. Concluiu o curso Técnico em Contabilidade em 1982, no Colégio Maçônico Gonçalves Ledo e, quatro anos depois, o Magistério no Centro Educacional Santa-mariense. É também Tecnólogo em Recursos Humanos formado pela UNIP.

Manoel na sua infância e adolescência exerceu diversas atividades: foi padeiro, serrador, garçom, auxiliar de serviços gerais, caixa do Bradesco e do Baneb, dos quais veio a sair por livre e espontânea vontade.

Estreou na literatura, com seu veio poético, ao lançar os livros Andanças e Sentimentos, em parceria com o poeta Pedro Luiz Ferreira, e Perfil de Um Poeta. E, para dar continuidade ao seu trabalho de escritor, esquece das mazelas da vida e apresenta aos leitores Um Instante de Poesia.

Produção Literária

O Velho Chico

O Velho Chico

Está doente

Triste, acabrunhado e enfraquecido

Magro e abatido

Vive no seu leito

Esperando socorro

Está sendo exterminado

Pelos homens

Anda parecendo

Um lençol

Esfarrapado e dilacerado

Suas margens poluídas

Suas raízes secando

É um velho doente

É um cidadão morto.

Publicações

  • Um Instante de Poesia – 2009;
  • O menino e a Bola – 2004;
  • Perfil de Um Poeta – 1995;
  • Andanças e Sentimentos – 1989.

Links

www.pedaleacao.com.br

Contato

mdeoliveirasmv@hotmail.com